Ubrabio clama por previsibilidade e retomada gradual do aumento da mistura de biodiesel

1751

    Porto Alegre, 3 de novembro de 2022 – Em nota, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin, pela vitória nas eleições presidenciais do último domingo, dia 30 de outubro.

    A entidade se colocou à disposição para o diálogo e cooperação com o novo governo para trabalho de substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis.

Prossegue a nota:

    “Assim como outros setores da economia, a indústria do biodiesel entregou suas propostas às principais candidaturas durante a campanha presidencial. No documento, reiteramos o desejo de que a transição do combustível fóssil por renovável seja uma prioridade do país.

    Lembramos ao governo eleito a janela de oportunidades que se abre para o Brasil. A COP 27, que se inicia neste domingo, será mais uma vez marcada pela busca de soluções para a transição energética para uma economia menos dependente de combustíveis fósseis.

    O Brasil, felizmente, tem todos os instrumentos para ser solução desta meta global. Somos o país das inúmeras fontes energéticas: eólica, solar, hídrica e de biomassa. Em especial, somos o país do biodiesel, esse combustível renovável que gera empregos e renda para centenas de milhares de famílias brasileiras. Um biocombustível que precisa ser percebido pelo conjunto das externalidades positivas para a sociedade e para o meio ambiente.

A indústria nacional tem pressa.

    Hoje, a ociosidade nas usinas de biodiesel é superior a 50%, e diversas unidades estão lutando dia após dia para não fechar as portas.

    Deste modo, clamamos ao novo governo: previsibilidade e segurança jurídica, a fim de que os empresários do setor possam retomar investimentos e contratações.

    Para isso, é imperativo cumprir o cronograma de aumento da mistura do biodiesel ao diesel fóssil. Nós estamos hoje com 10% de mistura, quando deveríamos estar em 14%, o chamado B14. Precisamos retomar esse cronograma de aumentos já em 2023 e seguir evoluindo até alcançarmos o B20 em 2028.

    Desejamos sucesso ao novo governo e nos colocamos à disposição para ajudar na transição energética para um mundo menos dependente de combustíveis fósseis.”

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

    Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA