O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje à tarde um “tarifaço” global sobre impostos de importação. A data foi nomeada pelo republicano como o “Dia de Libertação”. Os produtos brasileiros serão taxados em 10%.
Trump prometeu implementar tarifas recíprocas a países que cobram taxa de importação de produtos americanos. No evento, ele anunciou tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China, 46%, 20% sobre a União Europeia, 25% sobre a Coreia do Sul, India, 26% e Reino Unido, 10%.
O presidente norte-americano disse que a aplicação das tarifas aos outros países tornará os “Estados Unidos grande novamente”. “2 de abril será o dia em que a indústria americana renasceu. Vamos fazer os EUA ricos novamente”, disse. “Será nossa declaração de independência econômica. É a nossa vez de sermos prósperos”.
Ele afirmou que a dívida norte-americana será paga por meio do dinheiro da cobrança das tarifas e que isso “vai acontecer muito rápido”. Segundo ele, as vagas nas indústrias “vão voltar para nosso país, vamos reforçar nossa indústria doméstica e abrir outros mercados no exterior. Será a era de ouro dos EUA, estamos voltando muito fortes”.
Ele anunciou tarifas de 25% sobre carros importados, e que elas passarão a valer a partir da meia noite. Ele criticou a União Europeia, dizendo que não vai aceitar as tarifas do bloco. “Nosso povo vem em primeiro lugar, sinto muito em dizer isso. Déficit comercial ameaça nossa segurança”.