São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta noite que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
O anúncio foi realizado na rede social do presidente, a Truth Social. No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos —, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.
Os Estados Unidos também estão iniciando uma investigação sobre possíveis práticas comerciais desleais por parte do Brasil, disse Trump na carta.
A investigação se baseia nos “ataques contínuos do Brasil às atividades de Comércio Digital de empresas americanas”, escreveu Trump na carta, que ele compartilhou publicamente em uma postagem na rede Truth Social.
Trump ainda apontou que a relação comercial entre as partes é “muito injusta”, marcada por desequilíbrios gerados por “políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil”, e que os Estados Unidos deveriam se afastar da relação comercial de longa data.

