O presidente dos EUA, Donald Trump, reconheceu nesta sexta-feira que a decisão de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos provenientes da India foi difícil de tomar, embora tenha ressaltado que o maior impacto recairá sobre a Europa.
“Imponho uma tarifa de 50% à India porque eles compram petróleo da Rússia. Não é uma coisa fácil de fazer. É um assunto sério e gera uma ruptura com a India. Esse é um problema muito mais da Europa do que nosso”, declarou Trump ao canal Fox News e citado pela agência de notícias Sputnik.
Em 27 de agosto entrou em vigor uma tarifa adicional de 25% sobre as importações vindas da India, o que eleva a taxa tarifária total para 50%, uma das mais altas estabelecidas por Washington.
Essa decisão está relacionada ao suposto aumento drástico das compras de petróleo russo por parte da India e ao fracasso nas negociações comerciais, com cinco rodadas sem resultado, apesar das expectativas de Nova Delhi de que as tarifas seriam limitadas a 15%.
A India qualifica as medidas dos EUA como “injustificadas e injustas”, mas enfatiza sua disposição ao diálogo e continuar buscando um acordo. As autoridades indianas também apontam que as críticas dos EUA são seletivas, dado que China e União Europeia continuam realizando compras similares de petróleo russo.

