Trigo tem sexta queda seguida em Chicago com aversão, realização e clima nos EUA

333
trigo

    Porto Alegre, 2 de agosto de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais baixos. Esta foi a sexta sessão negativa consecutiva. O mercado viveu dois momentos opostos nesta quarta-feira.

    No início do dia, após novos bombardeios russos à infraestrutura portuária e industrial da Ucrânia, os preços dispararam, chegando a subir quase 5%. O sentimento era de que Moscou estivesse sabotando o escoamento de grãos pela região.

    Posteriormente, os contratos reverteram e passaram a cair, pressionados por um sentimento de aversão ao risco após a agência de classificação de risco de crédito, Fitch Ratings, rebaixar a nota dos Estados Unidos. A previsão de clima favorável nos Estados Unidos contribuiu para que os investidores deixassem de lado as manchetes sobre o Mar Negro.

    O petróleo cai cerca de 2% em Londres e em Nova York; as bolsas de valores caem mais de 1%, mais de 2% em alguns casos. O dollar index sobe aproximadamente de 0,3%.

    Fatores técnicos também pesaram negativamente. No relatório da semana passada da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês), os fundos de investimento detinham um volume expressivo de posições compradas nos futuros de grãos. O analista de SAFRAS & Mercado, Elcio Bento, observa que muito da volatilidade do trigo advém da especulação por parte dos fundos. A aversão ao risco nesta quarta “é um bom motivo para realizar”.

    No fechamento, os contratos com entrega em setembro eram cotados a US$ 6,52 1/4 por bushel, baixa de 13,50 centavos de dólar, ou 2,02%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em dezembro eram negociados a US$ 6,78 1/4 por bushel, recuo de 13,50 centavos, ou 1,95% em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA