Trigo se recupera em Chicago e dispara com combinação de fatores altistas

556

    Porto Alegre, 12 de dezembro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos. O mercado repercutiu preocupações quanto à oferta do cereal, e se recuperou das fortes perdas de ontem.

    As cotações foram sustentadas pelo atraso na semeadura na França devido às fortes chuvas que atrapalharam os trabalhos de campo. Traders interpretam este fator como sinal de um déficit no mercado de exportação. A fraqueza do dólar também dá suporte à reação, assim como os menores estoques na India, que podem sinalizar por uma maior demanda por parte dos países do Sudeste Asiático.

    Há previsão de vários dias de chuvas nas Planícies do Sul dos Estados Unidos a partir de amanhã, o que pode afetar o cultivo de trigo hard vermelho de inverno. Conforme o Serviço Nacional de Clima, na quarta-feira pode nevar. Na sexta-feira, as chuvas podem causar alagamentos localizados, variando de 0,5 polegada a 3,5 polegadas.

    Conforme agências internacionais, a Rússia está restringindo suas exportações de trigo durum. O país é um pequeno produtor da classe do cereal e, até meados de novembro, exportou mais de 650 mil toneladas na temporada, contra apenas 52 mil toneladas um ano atrás. Os preços de exportação do trigo russo, de todas as classes, estão em alta, considerando a maior demanda interna e externa. Este também é visto como um dos motivos para a elevação de Chicago nesta terça.

    O mercado monitora licitações de importação feitas por Argélia e Tunísia para calibrar os preços das origens europeias e do Mar Negro.

    No fechamento, os contratos com entrega em março eram cotados a US$ 6,25 1/2 por bushel, alta de 16,00 centavos de dólar, ou 2,62%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em maio de 2024 eram negociados a US$ 6,35 1/2 por bushel, ganho de 16,25 centavos, ou 2,62% em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA