Trigo se recupera e fecha primeira alta em seis sessões em Chicago

1817

    Porto Alegre, 21 de novembro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos. O mercado buscou uma recuperação após cinco quedas consecutivas, apesar de indicativos de ampla oferta e fraca demanda global.

    Esta foi apenas a segunda alta nas últimas nove sessões. Após chegarem nos menores níveis desde 2020, as cotações deram margem para que os investidores comprassem na baixa, já se posicionando diante do feriado de Ação de Graças.

    Além disso, especialistas do centro de análises JSC Rusagrotrans revisaram para baixo a previsão de exportação de trigo da Rússia em novembro, de 4,65 milhões de toneladas para 4,35 milhões de toneladas. Aproximadamente 1,8 milhão de toneladas de grãos russos foram exportados na primeira metade de novembro. Eles também observaram que no mesmo mês de 2022, o país exportou 4,74 milhões de toneladas de trigo.

    Os investidores também analisam os dados sobre as condições das lavouras nos Estados Unidos, divulgados no final da tarde de ontem. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou relatório sobre a evolução do plantio das lavouras de trigo de inverno. Até 19 de novembro, a semeadura estava apontada em 95%. Na semana passada, eram 93%. Em igual período do ano passado, o número estava em 98% e a média dos últimos cinco anos é de 96%.

    Já sobre as condições das lavouras, segundo o USDA, até 19 de novembro, 48% estavam entre boas e excelentes condições, 35% em situação regular e 17% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana passada, as condições se dividiam em 47%, 36% e 17%, respectivamente.

    No fechamento, os contratos com entrega em dezembro eram cotados a US$ 5,55 por bushel, alta de 11,50 centavos de dólar, ou 2,11%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em março de 2024 eram negociados a US$ 5,82 3/4 por bushel, recuo de 12,25 centavos, ou 2,14% em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA