Porto Alegre, 24 de maio de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais baixos. Após a forte alta de ontem, o mercado foi pressionado por um movimento de realização de lucros.
O motor desta queda, no entanto, foram os reportes de que os Estados Unidos estariam importando trigo da União Europeia a menores preços. Apesar do ritmo recentemente lento, as exportações vindas do Mar Negro também são mais competitivas em relação ao produto estadunidense.
Além disso, a previsão de chuvas benéficas às lavouras norte-americanas de trigo de inverno e primavera. Algumas áreas das Planícies do Centro e do Sul receberam precipitações nos últimos dias, o que permitiu, no mínimo, a estabilização das condições.
Contribuíram para o quadro baixista um sentimento de aversão ao risco, em meio à estagnação nas negociações sobre o teto da dívida dos EUA, a queda nos mercados acionários da Europa e a força do dólar.
No fechamento, os contratos com entrega em julho eram cotados a US$ 6,06 1/4 por bushel, baixa de 16,00 centavos de dólar, ou 2,57%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em setembro eram negociados a US$ 6,19 por bushel, recuo de 15,50 centavos, ou 2,44% em relação ao fechamento anterior.
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA