Porto Alegre 24 de fevereiro de 2022 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos. O cereal chegou aos maiores níveis desde meados de 2012, após o ataque russo ao leste da Ucrânia, autorizado na noite de ontem pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Os preços no contrato mais negociado fecharam no limite de alta do dia.
Há temor de interrupção no fornecimento de trigo oriundo do Mar Negro. Além disso, já há incertezas quanto ao cultivo da próxima safra. Rússia e Ucrânia respondem por 29% das exportações globais de trigo. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, um prolongamento do conflito pode trazer consequências nunca vistas ao mercado.
No fechamento de hoje, os contratos com entrega em março de 2022 eram cotados a US$ 9,34 3/4 por bushel, ganho de 50,00 centavos de dólar, ou 5,65%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em maio de 2022 eram negociados a US$ 9,25 por bushel, alta de 46,25 centavos de dólar, ou 5,26%, em relação ao fechamento anterior.
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA