Trigo fecha no limite de alta em Chicago após bombardeios a portos ucranianos

455

    Porto Alegre, 24 de julho de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos. O mercado fechou, mais uma vez, no limite de alta para a sessão, reagindo aos ataques russos às instalações portuárias no rio Danúbio.

    Desde a semana passada, após a saída da Rússia do acordo para o corredor de grãos no Mar Negro, Moscou deflagrou diversos bombardeios a portos da Ucrânia. Os primeiros alvos foram a região de Odessa que, apesar do noticiado, ainda não representavam uma baixa expressiva às exportações do país.

    Conforme o diretor da SovEcon, Andrey Sizov, a Ucrânia pode escoar mais de 40 milhões de toneladas de grãos através de outras rotas. Os portos do Danúbio, no entanto, são um polo crucial.

    Na sexta-feira, Sizov dizia que eventuais ataques a eles seriam “divisores de água”. Concretizados na última madrugada, os bombardeios provocaram uma nova disparada nos preços, que chegaram ao maior nível desde 26 de junho.

    A busca por cargas de grãos no Mar Negro caiu 35% na comparação entre a semana passada e a anterior, impactada pela crescente incerteza sobre o tráfego comercial. Seguradoras já estudam a continuidade, ou não, da cobertura de embarcações na região. Os preços dos seguros devem continuar subindo.

    Completando o quadro altista, aparecem as inspeções de exportação dos Estados Unidos, que, apesar de acima do esperado, seguem abaixo do ritmo do ano passado. As inspeções somaram 358.796 toneladas na semana encerrada no dia 20 de julho, conforme relatório semanal divulgado pelo USDA. O mercado esperava 250 mil toneladas. Em igual período do ano passado, o total inspecionado fora de 475.526 toneladas. No acumulado do ano-safra, iniciado em 1o de junho, as inspeções somam 2.152.702 toneladas, contra 2.591.848 toneladas no acumulado do ano-safra anterior.

    No fechamento, os contratos com entrega em setembro eram cotados a US$ 7,57 1/2 por bushel, alta de 60,00 centavos de dólar, ou 8,6%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em dezembro eram negociados a US$ 7,77 1/2 por bushel, ganho de 59,75 centavos, ou 8,32% em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA