Trigo fecha em forte baixa em Chicago com pessimismo e ampla oferta russa

419

    Porto Alegre, 15 de agosto de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais baixos. Os contratos com entrega em setembro e em dezembro, os mais negociados, chegaram aos menores níveis desde 31 de maio. Esta foi a terceira queda consecutiva.

    O mercado foi pressionado pela perspectiva de crescimento na produção e nas exportações da Rússia. As melhores lavouras dos Estados Unidos e o avanço da colheita no país contribuíram para a queda. Completa o quadro baixista o cenário macroeconômico desfavorável, com a queda do petróleo em Nova York e o péssimo desempenho das bolsas de valores europeias.

    O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou dados sobre as condições das lavouras americanas de trigo primavera. Segundo o USDA, até 13 de agosto, 42% estão entre boas e excelentes condições (o mercado esperava 41%), 38% em situação regular e 20% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana passada, os percentuais ficavam em 41%, 39% e 20%, respectivamente.

    USDA também divulgou o relatório sobre a evolução da colheita das lavouras de trigo primavera. Até 13 de agosto, a colheita estava apontada em 24%. O mercado esperava 23%. Na semana passada, eram 11%. Em igual período do ano passado, o número estava em 15% e a média dos últimos cinco anos é de 28%.

    Já a colheita das lavouras de trigo de inverno, até 13 de agosto, estava apontada em 92%. O mercado esperava 93%. Na semana passada, eram 87%. Em igual período do ano passado, o número estava em 89% e a média dos últimos cinco anos é de 92%.

    A consultoria russa IKAR estimou, nesta segunda-feira, a safra de trigo da Rússia em 2023 em 89,5 milhões de toneladas. A produção total de grãos do país é projetada em 139 milhões de toneladas. As informações são da QTInfo News.

    No fechamento, os contratos com entrega em setembro eram cotados a US$ 5,98 1/2 por bushel, baixa de 17,50 centavos de dólar, ou 2,84%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em dezembro eram negociados a US$ 6,23 3/4 por bushel, recuo de 17,75 centavos, ou 2,76% em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA