Porto Alegre, 19 de setembro de 2024 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços estáveis. O mercado é pressionado pela menor demanda pelo cereal dos Estados Unidos, evidenciada nas exportações semanais do país abaixo do esperado.
As fortes exportações da região do Mar Negro pesam negativamente. Os preços do cereal russo seguem baixos, e a consultoria Sovecon prevê que os embarques do país continuarão robustos em setembro.
Além disso, a valorização do dólar em relação a outras moedas contribui para a retração, tornando o trigo norte-americano menos competitivo no cenário internacional.
Segundo agências internacionais, analistas e traders tentam conciliar dois vieses diferentes sobre a oferta: um é a redução da safra de trigo da França; o outro, a força do fornecimento russo. Ao longo da sessão de hoje, os contratos foram acentuando as perdas, pressionados, aparentemente, pelo corte na taxa de juros dos Estados Unidos, que gerou um sentimento de aversão ao risco nos investidores.
As vendas líquidas norte-americanas de trigo, referentes à temporada comercial 2024/25, que tem início em 1o de junho, ficaram em 246.300 toneladas na semana encerrada em 12 de setembro. Destaque para a venda de 59.600 toneladas para o México.
Para a temporada 2025/2026, ficaram negativas em 11.500 toneladas. Analistas esperavam exportações entre 300 mil e 650 mil toneladas, somando-se as duas temporadas. As informações são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
No fechamento, os contratos com entrega em dezembro de 2024 eram cotados a US$ 5,65 1/2 por bushel, baixa de 10,25 centavos de dólar, ou 1,78% em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em março de 2025 eram negociados a US$ 5,85 por bushel, recuo de 10,25 centavos, ou 1,72% em relação ao fechamento anterior.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA