Trigo fecha em forte alta em Chicago com sinais de menor oferta da Rússia

768

    Porto Alegre, 8 de novembro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços mais altos. O mercado chegou ao maior nível desde 20 de outubro.

    O movimento ocorreu após a fala do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, dizendo que a retomada do acordo para o corredor de grãos no Mar Negro é improvável. Rússia e Ucrânia são importantes exportadores de milho e trigo. A Rússia também é um grande fornecedor global de fertilizantes.

    Pela manhã, a Reuters já noticiava a desaceleração das exportações da Rússia ante a semana passada. Conforme a agência, os preços FOB do trigo russo parecem ter subido.

    Segundo consultoria russa SovEcon, exportações do país em novembro devem ser inferiores a igual período do ano passado. Os embarques são previstos entre 3,8 e 4,2 milhões de toneladas, contra 4,3 milhões me novembro de 2022. A análise do diretor da consultoria, Andrey Sizov, é que a redução é reflexo das medidas do Kremlin para desacelerar as vendas externas nos atuais patamares.

    A retração em Chicago ontem e a expectativa de maior demanda chinesa no mercado internacional favoreceram especulações altistas. Além disso, importantes importadores, como a Argélia, foram às compras nesta semana.

    No fechamento, os contratos com entrega em dezembro eram cotados a US$ 5,92 1/4 por bushel, alta de 22,00 centavos de dólar, ou 3,85%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em março de 2024 eram negociados a US$ 6,16 1/2 por bushel, ganho de 20,50 centavos, ou 3,43% em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA