Trigo fecha em forte alta em Chicago com novos ataques no Mar Negro

369
trigo

    Porto Alegre, 7 de agosto de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos. O mercado foi impulsionado pela intensificação das preocupações com a oferta global.

    Após um ataque ucraniano a um navio-tanque russo no fim de semana, os temores de uma escalada da tensão no Mar Negro voltaram ao foco dos investidores. A desaceleração das exportações russas na semana passada contribuiu com a valorização.

    Os investidores também já se posicionam à espera do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado na sexta-feira. Além disso, as expectativas de uma maior demanda da India também contribuem para o quadro favorável aos preços, uma vez que o país está considerando a possibilidade de cortar ou abolir as tarifas de importação sobre o cereal.

    As inspeções de exportação norte-americana de trigo chegaram a 275.067 toneladas na semana encerrada no dia 3 de agosto, conforme relatório semanal divulgado pelo USDA. O mercado esperava 450 mil toneladas. Na semana anterior, as inspeções de exportação de trigo haviam atingido 585.318 toneladas. Em igual período do ano passado, o total inspecionado fora de 635.720 toneladas.

No acumulado do ano-safra, iniciado em 1o de junho, as inspeções somam 3.015.794 toneladas, contra 3.509.642 toneladas no acumulado do ano-safra anterior.

    No fechamento de hoje, os contratos com entrega em setembro de 2023 eram cotados a US$ 6,57 ½ por bushel, alta de 24,50 centavos de dólar, ou 3,87%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em dezembro de 2023 eram negociados a US$ 6,81, ganho de 20,75 centavos, ou 3,14% em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA