Porto Alegre, 28 de junho de 2022 – Os trabalhadores do Porto de Santos, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Estado de São Paulo (Sindaport), aprovaram, em assembleia realizada na noite desta segunda-feira, a proposta salarial oferecida pela Autoridade Portuária. A nova oferta foi realizada durante audiência de mediação realizada pelo Tribunal Regional de Trabalho.
Com a proposta aprovada pelos trabalhadores, a greve, iniciada às 6 da manhã de ontem, chegou ao fim. Os portuários que atuam em turnos voltam a meia-noite ou à uma hora da manhã. Os demais trabalhadores da área administrativa retornam amanhã de manhã.
A nova proposta oferecida pela Autoridade Portuária de Santos contempla:
1 Reajuste salarial de 11,73%
2. Hora-Extra: 100% até dezembro de 2022 e a partir de janeiro de 2023 passa a ser paga em 75%;
3. Mantém o abono de 5 dias;
4. Manutenção das demais cláusulas;
5. Redução de R$ 2 mil no teto da remuneração do Dirigente Sindical.
O presidente do Sindaport, Everandy Cirino dos Santos, ressaltou a força de mobilização da categoria, que se reuniu logo cedo na porta da empresa na Avenida Rodrigues Alves.
“A SPA quis enfraquecer nosso movimento, ao tentar impedir via judicial a realização da greve. Mas a Justiça ressaltou a liberdade sindical”, afirmou. Com informações da assessoria de imprensa do Sindaport.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA