TMG expande atuação com lançamento de cultivares de soja em países da América Latina

967

Porto Alegre, 14 de junho de 2023 – A Tropical Melhoramento & Genética (TMG) deve lançar este ano quatro novas variedades de soja no Paraguai, país onde atua desde 2013, por meio de contrato de cooperação com a América Latina Agrisciences (ALAG).

De acordo com o consultor de licenciamento de cultivares na companhia, Luiz Gustavo Kalinowski, serão disponibilizadas ao mercado nesse ano a TMG 2757 IPRO, variedade com tecnologia Intacta que confere resistência a lagartas e glifosato, e a TMG 1160 RR, material resistente ao glifosato. Para 2024, estão planejados o lançamento das cultivares com tecnologia Intacta, TMG 2461 IPRO e TMG 7362 IPRO, cultivar que também conta com tecnologia Inox que confere tolerância a ferrugem asiática da soja.

Gustavo explica que essas quatro novas variedades fazem parte de um projeto que já dura mais de dez anos, em que a TMG, por meio de parcerias com companhias locais de diversos países, testa cultivares desenvolvidas com o banco de germoplasma da empresa, a fim de atender as necessidades dos produtores locais e expandir sua atuação para outros países com agricultura semelhante à do Brasil.

Com o tempo, a TMG pretende se reposicionar entre as quatro maiores empresas de cultivares de soja do Paraguai. “Ao longo da atuação, por meio da parceria com a ALAG, já comercializamos mais de 500 mil sacas de cultivares de soja com a marca TMG no país e queremos retomar as primeiras posições nesse país”, comenta o especialista.

Uruguai, Colômbia e Bolívia

Além disso, Gustavo destaca que o Uruguai é outro país que a TMG deseja avançar. “Trabalhamos desde 2014 junto à Agronegocios del Plata (ADP) e temos a meta de entregar um portfólio competitivo dentro de três a cinco anos”, conta o consultor. Por meio de pesquisas e ensaios, a empresa está promovendo uma variedade para o país, a TMG 2260 IPRO, com tecnologia Intacta, resistente a lagartas e glifosato. A variedade deverá estar à venda para os produtores no final deste ano. “Após cerca de quatro anos de testes, pudemos, nesta safra 22/23, iniciar o processo de multiplicação da cultivar para comercializar aproximadamente quatro mil sacas ao produtor uruguaio”, comenta.

Na Colômbia, a TMG fez o registro de cinco novas variedades de soja, sendo três variedades convencionais e duas com resistência ao glifosato. No curto prazo, ainda de acordo com Gustavo, já estarão prontas para a comercialização. Já em solo boliviano, a companhia atua desde 2013 com o envio de amostras para validação. “Por se tratar de um mercado com bom potencial, entretanto um pouco restrito, dependemos de aprovações de novas plataformas de biotecnologia para expandir a operação”, explica. As informações são da TMG.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA