Porto Alegre, 12 de maio de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a massa de ar frio e seco que está atuando sobre o Sul e o Sudeste deixa o tempo aberto e com poucas chances de chuvas nos próximos dias.
A exceção fica com as áreas litorâneas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, que podem ser afetadas por ventos de leste e por instabilidades amanhã devido a atuação de um ciclone que está sobre o Atlântico. “Essa instabilidade pode atrapalhar as operações nos portos de Paranaguá e de Santos, o que é ruim para os embarques de milho, soja e açúcar”, destaca o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos. Também pode chover no final de semana na região Norte do Brasil, onde a zona de convergência segue provocando chuvas.
Segundo a Rural Clima, a terceira semana de maio será marcada pelo tempo aberto em boa parte do Brasil. “Pode haver alguma ou outra chuva de baixa intensidade em áreas das regiões centrais do país mais para o final da próxima semana”, alerta. Quanto às temperaturas, Santos disse que ainda não há indicativos da entrada de massas de ar polar que possam entrar no Brasil e trazer frios extremos às lavouras de grãos nos próximos 15 dias.
EUA
Para os Estados Unidos, o agrometeorologista ressalta que os próximos 15 dias devem ser marcados pela continuidade das chuvas, o que deve manter as condições climáticas relativamente boas para o desenvolvimento das lavouras de grãos do país.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA