Porto Alegre, 19 de maio de 2023 – Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos dias deverão ser de tempo aberto e sem chuvas em praticamente todo o Brasil. As exceções seriam o Norte, litoral do Nordeste e áreas de café do Espírito Santo.
As chuvas devem se manter bastante constantes ao norte da América do Sul, com algumas frentes frias surgindo ao sul do continente. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, no Brasil, as chuvas devem atingir bastante os estados do Pará, Roraima e Amapá, dificultando o plantio de soja. “A região, como se encontra no Hemisfério Norte, tem um clima e calendário de plantio e colheita bem parecido com o dos Estados Unidos”, explica.
Durante o dia deve chover no interior da Bolívia e, durante a tarde, uma frente fria se forma na altura de Buenos Aires, na Argentina. No domingo, ela ganha intensidade e avança sobre o Paraguai e noroeste gaúcho.
Marco explica que, ao mesmo tempo, por conta do processo de resfriamento dos oceanos neste período, estas frentes não devem se alongar por um longo período e perder força. “Algumas regiões de Santa Catarina e Paraná também podem ser atingidas, mas com menor intensidade”, diz.
No final do mês, chuvas consistentes devem chegar ao Rio Grande do Sul e Paraguai por conta de outra frente fria, que deve seguir perdendo força por conta do resfriamento dos oceanos. Logo, segundo Marco, não é possível afirmar ainda se as precipitações conseguirão atingir o Sudeste do Brasil. Por fim, o agrometeorologista ressalta que não há previsões de geadas ou frio extremo.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA