Porto Alegre, 15 de julho de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a nebulosidade impediu uma queda mais expressivas das temperaturas na Região Sul do Brasil durante o final de semana. Essa condição de tempo encoberto e instável ainda pode favorecer a ocorrência de chuvas leves sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo nos primeiros dias da semana. A nebulosidade, contudo, ainda deve seguir presente em território gaúcho nos próximos dias.
A meteorologista Ludmila Camparotto detalha que o tempo deve abrir em grande parte do Brasil a partir de quarta-feira (17), mas até lá as temperaturas mínimas tanto no Centro-Sul quanto na faixa central deverão seguir baixas. O retorno das chuvas em áreas do Sul do Brasil está previsto a partir do dia 22. Na sequência, deve haver o ingresso de uma massa de ar polar, que irá derrubar as temperaturas nos estados da Região Sul.
Na faixa norte do Brasil e no litoral do Nordeste os próximos 15 dias ainda devem ser marcados por chuvas.
No começo de agosto, a meteorologista destaca que deve haver um retorno das chuvas de maior volume sobre o Sul do Brasil. Não se descartam precipitações, a partir da segunda quinzena de agosto, em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Paraguai
Ludmila informa que os próximos 15 dias devem ser marcados pelo tempo aberto e por temperaturas mais amenas sobre o Paraguai.
As chuvas estão previstas para retornar ao país em agosto, mas em volumes ainda irregulares. Para setembro, há expectativa de melhora das chuvas no Paraguai. Já o mês de outubro, a expectativa é de precipitações mais regulares sobre o país.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA