Tempo aberto deve predominar em grande parte do Brasil ao longo da semana – Rural Clima

191

Porto Alegre, 1 de julho de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, após a passagem de uma forte massa de ar polar sobre a Região Sul, que provocou frio intenso, com registro de temperaturas negativas e geadas em algumas áreas, as temperaturas começam a se elevar gradativamente sobre o Centro-Sul do Brasil. O tempo aberto deve predominar em grande parte do país ao longo da semana.

A meteorologista Ludmila Camparotto ressalta que nessa madrugada, além de toda a Região Sul, as temperaturas estiveram baixas também no sul de Mato Grosso do Sul, com mínima de 4,3 graus em Sete Quedas, suscetível a geadas pontuais.

A nebulosidade, contudo, que chegou a provocar chuvas em algumas áreas do sul de Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e interior de São Paulo no final de semana, evitou um avanço maior da massa de ar polar. Ludmila acrescenta que hoje há risco de chuvas pontuais sobre o sul de Minas Gerais e para áreas do estado de São Paulo. Mas depois o tempo já deve abrir nessas regiões.

A meteorologista destaca que as temperaturas mínimas já começam a subir novamente em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo após o resfriamento no final de semana. Áreas de Roraima, do Amapá e do litoral do Nordeste podem ter chuvas ao longo da semana.

No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que as chuvas possam retornar entre quarta-feira e quinta-feira, com o ingresso de uma nova frente fria. Esse sistema, segundo o modelo europeu, deverá avançar no final de semana, atingindo e provocando chuvas no Paraguai, oeste e sul do Paraná e Santa Catarina. Também por esse modelo, pode haver precipitações, no início da semana que vem, no sul de Mato Grosso do Sul e no norte do Paraná.

Ludmila afirma que, na medida que a frente fria for avançando, uma massa de ar polar deverá ingressar no Brasil no começo da semana que vem, provocando novamente uma queda temperatura no Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e no sul do Paraguai. Ela adianta que deverá haver declínios das temperaturas, embora em menor intensidade se comparado ao frio registrado no último final de semana.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA