Porto Alegre, 28 de junho de 2024 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, as áreas de instabilidade presentes na região Sul do Brasil podem provocar pancadas de chuva ao longo desta sexta-feira.
Segundo a meteorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto, há um aumento de nebulosidade sobre a região mais ao norte do Rio Grande do Sul. “Esse sistema vai criando um corredor de umidade que passa pela Bolívia, Paraguai e sobre áreas de Santa Catarina”, pontuou.
Camparotto ressalta que, ao longo deste sábado, o sistema ganha um pouco de amplitude, provocando mais chuvas no sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. Contudo, serão chuvas bastante irregulares. O mesmo pode ser esperado para o norte do Paraná.
Em relação ao frio, as baixas temperaturas irão acompanhar o avanço da frente fria no Sul do Brasil. As temperaturas deverão apresentar queda acentuada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. “Já na madrugada de segunda-feira, teremos temperaturas que podem variar entre 2 e 4 graus no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, em torno de 12 graus, já não fazendo um frio tão intenso”, destacou Camparotto.
Na madrugada do dia 30, a meteorologista explica que são esperadas temperaturas mais baixas ainda. Há uma condição para que o Rio Grande do Sul e algumas áreas de Santa Catarina apresentem temperaturas negativas.
“Atenção, inclusive, para maquinários expostos a céu aberto, pois poderemos ter um congelamento de fluídos. Áreas de trigo com lavouras recém semeadas, no estágio inicial de desenvolvimento, muita atenção, também para algumas áreas de milho”, afirmou.
O frio deve seguir na primeira semana de julho, mas de maneira menos intensa, deixando a possibilidade de temperaturas negativas restritas a regiões serranas. “Contudo, gradativamente, as temperaturas voltam a se elevar e o frio retorna só mais para a frente”, concluiu Camparotto.
Geadas
A Rural Clima alerta que uma intensa massa de ar polar entrará pelo sul do Brasil e deve derrubar as temperaturas, durante o final de semana e início da semana que vem. Há risco para ocorrência de geadas abrangentes entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e de forma mais isolada no sul do Paraná e Paraguai entre os dias 29 de junho e 1o de julho. A partir do dia 02/07, a intensidade do frio deve diminuir.
“O frio também será intenso, mas o risco para geadas sobre as áreas produtoras de São Paulo e Mato Grosso do Sul é baixo e, se ocorrer, será apenas em regiões de baixada e de forma pontual”, completa o comunicado.
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA