Porto Alegre, 25 de setembro de 2023 – De acordo com alerta agroclimático da Rural Clima, o tempo tem sido marcado por temperaturas elevadas e deve manter seus índices durante esta semana no Brasil. No Sul do país, as temperaturas devem seguir amenas e com registro de chuvas. Até quarta-feira, o cenário deve permanecer.
Em relação às chuvas, a meteorologista Ludmila Camparotto explica que a previsão é de que chuvas atinjam o Rio Grande do Sul até quarta-feira. “Pontualmente, podemos sim ter chuvas mais intensas, principalmente em algumas áreas da região central do estado. Não descartamos ventos mais intensos, inclusive com queda de granizo”, pontua.
Segundo Ludmila, há expectativa de alteração deste quadro climático no final da semana, quando uma frente fria avança pela região central do Brasil e deve fazer com que as temperaturas caiam, principalmente no fim de semana.
“O grande foco de atenção dessa frente fria é que temos temperaturas bastante elevadas ainda. Um choque térmico pode ocorrer e provocar chuvas bastante intensas. Inclusive, é uma tendência ao longo da primavera que estes eventos intensos ocorram com maior frequência”, afirma a meteorologista.
Na quarta-feira, essa frente fria avança pelo Paraguai, sul de Santa Catarina e Paraná, devendo atingir áreas do Sudeste na quinta-feira. Contudo, o cenário não irá manter precipitações consolidadas na região. “O que vamos observar são pontos de pancadas de chuvas irregulares”, ressalta Ludmila. De acordo com a Rural Clima, o quadro de chuvas só deve voltar a atingir o centro do Brasil de forma regular a partir da segunda quinzena de outubro.
Na próxima semana, há previsão de mais uma frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul, trazendo a possibilidade de chuvas mais intensas novamente. A seguir, essa frente fria avança para o Sudeste do Brasil. “A tendência é que essas frentes sigam ocorrendo com mais frequência, surgindo no Rio Grande do Sul e atingindo o centro do país em seguida”, conclui Ludmila.
Paraguai
Com o avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul, um corredor de ventos deve surgir no Paraguai. Na quarta-feira, uma parte deste sistema atinge o país, trazendo chuvas irregulares na região. Segundo Ludmila, a irregularidade se deve ao fato de que “quando a frente fria avança, ela se dissipa”.
A expectativa é de que as chuvas sigam frequentes no Paraguai. Contudo, de acordo com a meteorologista, sempre que uma semana não registrar precipitações, a tendência é que as temperaturas tenham elevação.
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!