Temores de inflação e crescimento pressionam bolsas da Ásia

596

     Porto Alegre, 2 de junho de 2022 – Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta quinta-feira (2) majoritariamente em queda diante de temores de que a inflação e o aperto monetário global atrapalhem o crescimento econômico das principais potências econômicas mundiais. A exceção foi o Xangai Composto, que avançou 0,42%.

     Os Estados Unidos e a Europa vêm batendo recorde de inflação nos últimos meses, aumentando a pressão dos bancos centrais para um aumento das taxas de juros. Analistas apostam que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e o Banco Central Europeu (BCE) irão aumentar os juros em 50 pontos-base nas próximas reuniões de política monetária.

     Na China, as ações fecharam em alta após autoridades anunciarem um pacote de 33 medidas abrangendo políticas fiscais, financeiras, de investimento e industriais para reavivar sua economia afetada pela pandemia.

     “Os mercados de ações asiáticos estão em baixa hoje, pois um calendário de dados escasso e um ticker de notícias lento os deixam satisfeitos em produzir outra sessão de ‘follow-the-leader’, seguindo a direção dos mercados dos Estados Unidos durante a noite”, diz o analista da Oanda, Jeffrey Halley. As informações são da Agência CMA.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -0,16%, 27.413,88 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -1,00%, 21.082,13 pontos

Xangai Composto (Xangai): +0,42%, 3.195,46 pontos

Kospi (Seul): -1,00%, 2.658,99 pontos

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA