Taxas de juros do BCE permanecem inalteradas; comunicado não dá sinais sobre futuros cortes

385

Porto Alegre, 25 de janeiro de 2024 – O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira sua decisão de manter inalteradas as principais taxas de juros, ao final do segundo dia de sua reunião de política monetária.

O BCE optou por não mexer nas taxas de juros chave, mantendo a taxa de juros nas operações principais de refinanciamento em 4,50%, a taxa de empréstimos marginais em 4,75% e a taxa da facilidade de depósito em 4,00%.

“As taxas de juros atuais são consideradas adequadas para contribuir substancialmente para o retorno da inflação à nossa meta de 2%”, diz o comunicado.

O BCE reiterou “a determinação em garantir que a inflação retorne à sua meta de 2% de maneira oportuna”. O comunicado enfatiza que as taxas de juros atuais são consideradas adequadas para contribuir substancialmente para esse objetivo, com o compromisso de mantê-las em níveis suficientemente restritivos pelo tempo necessário.

No que diz respeito aos programas de compra de ativos, o BCE destaca que a carteira do APP está “declinando a um ritmo medido e previsível”. No entanto, o Conselho planeja reinvestir integralmente os pagamentos principais de títulos vencidos sob o PEPP durante o primeiro semestre de 2024.

Além disso, pretende reduzir a carteira do PEPP em 7,5 bilhões de euros por mês, em média, durante o segundo semestre do ano, com a interrupção dos reinvestimentos no final de 2024.

O BCE encerra o comunicado reiterando sua abordagem dependente de dados, comprometendo-se a ajustar instrumentos, incluindo o Instrumento de Proteção da Transmissão, se necessário.

“O Conselho Governativo está pronto para ajustar todos os seus instrumentos dentro de seu mandato para garantir que a inflação retorne ao seu objetivo de 2% no médio prazo e para preservar o funcionamento tranquilo da transmissão da política monetária”, diz o texto. Com informações da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA