Porto Alegre, 30 de maio de 2023 – A taxa de desemprego do Japão caiu para 2,6% em abril, segundo informações do departamento de estatísticas. O índice veio abaixo das previsões do mercado, que estimavam a taxa em 2,7%.
Nos resultados da Pesquisa de Força de Trabalho, o número de pessoas ocupadas é classificado pela Classificação Industrial Padrão do Japão (JSIC). Com a 12 revisão do JSIC, o Departamento de Estatísticas passou a fornecer os resultados do Inquérito ao Emprego pela nova classificação industrial a partir de janeiro de 2009.
Entre os homens, em abril, a taxa de desemprego caiu 0,3% e ficou em 2,7% e, entre as mulheres, caiu 0,1% e ficou em 2,4% em fevereiro.
“Ainda esperamos que o Japão entre em recessão no segundo semestre, quando o crescimento do consumo privado finalmente ceder sob o peso da queda da renda disponível real e as exportações entrarem em declínio devido a recessões em outras economias avançadas. E como as condições econômicas fracas levam as empresas a se tornarem cautelosas, o investimento empresarial também deve cair”, afirma Darren Tay, economista para o Japão da Capital Economics. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA