Porto Alegre, 3 de abril de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem à tarde um “tarifaço” global sobre impostos de importação. Como resultado, as medidas anunciadas derrubaram as bolsas de valores na Ásia e na Europa. Os índices futuros recuam forte também nos Estados Unidos. O dólar perde força na comparação com seus pares. Petróleo, treasuries e commodities agrícolas também caem.
A data foi nomeada pelo republicano como o “Dia de Libertação”. Os produtos brasileiros serão taxados em 10%. Trump prometeu implementar tarifas recíprocas a países que cobram taxa de importação de produtos americanos. No evento, ele anunciou tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China, 46%, 20% sobre a União Europeia, 25% sobre a Coreia do Sul, India, 26% e Reino Unido, 10%.
Na Europa, as bolsas de Paris e Londres caem mais de 2%. Em Londres, o recuo é de 1,45%. Na Ásia, Xangai fechou com baixa de 0,24% e Tóquio despencou 2,77%. Os índices futuros nos Estados Unidos caem entre 2% e 4%.
O treasuries têm perdas entre 1,4% e 3,25%. O barril do petróleo cai mais de 4% em Londres e Nova York. O dollar index despenca 1,96% a 101,76 pontos.
As tarifas atingiram também os mercados para as commodities agrícolas. Na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), a soja tem registra recuo de quase 2%. O milho e o trigo também têm perdas semelhantes. Em Nova York, o algodão recua mais de 4%. O açúcar tem perdas em torno de 1,5% e o café tem recuo semelhante.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA