Porto Alegre, 7 de novembro de 2025 – De acordo com comunicado feito hoje pela Administração Geral de Alfândegas da China, mas datado de 31 de outubro, o país suspendeu a proibição das importações de carne de frango do Brasil em decorrência do surto de gripe aviária. A proibição foi revogada, com efeito imediato “com base nos resultados da análise de risco”.
Para o analista de Safras & Mercado, Fernando Iglesias, a notícia é excelente. “A China finalmente volta a comprar carne de frango brasileira. Serão aí de 40 a 50 mil toneladas mensais, e agora, muito provavelmente, o Brasil deve conseguir bater um recorde de exportação nessa temporada”, avalia.
Desde maio os chineses haviam adotado um embargo às compras de carne de frango e derivados brasileiros por conta da doença, que foi registrada em uma granja comercial do Rio Grande do Sul. O registro de um caso de gripe aviária levou a suspensão das importações do país e do estado por diversas nações, trazendo inúmeros prejuízos comerciais.
Iglesias lembra que o resultado das exportações de carne de frango pelo Brasil já havia sido muito bom, mesmo sem a China. “Com o retorno desse destino, em novembro e dezembro o país deverá alavancar ainda mais suas vendas. Isso vai possibilitar uma plena retomada das exportações”, analisa.
Para Iglesias, agora o Brasil pode chegar a um potencial de exportação de 450 mil toneladas a 500 mil toneladas mensais rotineiramente. “E talvez agora, haja espaço para que o Brasil também melhore seus preços para a carne de frango”, conclui.
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA





