Sul do Brasil terá chuvas limitadas até o fim da próxima semana – Rural Clima

808

De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o sistema de chuvas, nesta sexta-feira, segue concentrado na região Norte do Brasil, em estados como Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará, Acre, Amazonas e a região do Matopiba. Em toda a parte Sul, por outro lado, segue chovendo muito pouco, como no sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Paraguai, Argentina e Uruguai, com registro de temperaturas elevadas.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o corredor de umidade deve ficar concentrado na região central do País no sábado. No domingo, o corredor de umidade começa a se formar sobre o Mato Grosso do Sul e esse sistema deve ir avançando, podendo trazer chuvas mais para a faixa leste da região Sul e Sudeste, podendo atingir o extremo norte do Rio Grande do Sul. “Mas restante do estado, Argentina e Uruguai seguirão sem chuvas, Já o Paraná pode ter algumas chuvas”, alerta.

Santos afirma que havia uma expectativa para que ocorrência de chuvas em maiores áreas do Rio Grande do Sul na próxima terça-feira, mas os modelos já não indicam mais essa possibilidade. “Há alguma chance de chuvas em áreas como São Luiz Gonzaga, Alegrete, Passo Fundo, mas de forma muito irregular apenas”, sinaliza.

A próxima semana tende a ser marcada por maiores chuvas em São Paulo, em todo o Sudeste e até mesmo no norte de Mato Grosso do Sul, bem como na região Norte e Nordeste. “Do sul de Mato Grosso do Sul para baixo a expectativa é de que as chuvas retornem somente entre a semana do Natal e do Ano Novo. Já o Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba deverão ter chuvas mais regulares, que podem, até mesmo, atrapalhar o cultivo de milho e algodão”, conclui.

Para o Paraguai, a meteorologista Ludmila Bardin sinaliza que a passagem de um sistema pode trazer chuvas no domingo na parte norte do país e também na fronteira com o Mato Grosso do Sul. “Depois somente na semana entre o Natal e o Ano Novo é que as chuvas devem retornar e atingir o país como um todo, embora ainda de forma muito irregular”, sinaliza.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA