Porto Alegre, 26 de julho de 2024 – Os negócios com trigo seguem ocorrendo dentro do normal para um período de pico de entressafra. Segundo o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento, os produtores demonstram pouca flexibilidade em suas pedidas.
“Os argumentos para essa postura são a escassez de oferta – em especial para grãos de boa qualidade – e as condições ruins das primeiras lavouras paranaenses que estarão prontas para a colheita. Isso pode alongar o período de entressafra. Os compradores seguem indo ao mercado apenas para atender necessidades imediatas”, explicou.
Conforme Bento, o destaque fica por conta do reporte de venda de trigo gaúcho para moinho do Paraná saindo do FOB a R$ 1.450/tonelada. “Com o spread largo entre os preços dos dois estados era esperado que os compradores do maior estado moageiro do país aproveitassem negócios de oportunidade para mesclar e reduzir o custo de produção da farinha”, contextualizou. No Paraná as indicações de negócios seguem por volta de R$ 1.700/tonelada, tendo como principal ponto de referência a paridade de importação em relação à Argentina.
Paraná
O plantio do trigo está finalizado no Paraná. O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório mensal de julho, que a safra paranaense de trigo 2024 deve registrar uma produção de 3,613 milhões de toneladas, 1% abaixo das 3,645 milhões de toneladas colhidas na temporada 2023.
A área cultivada deve ficar em 1,155 milhão de hectares, contra 1,415 milhão de hectares em 2023, baixa de 18%. A produtividade média é estimada em 3.127 quilos por hectare, acima dos 2.583 quilos por hectare registrados na temporada 2023.
Rio Grande do Sul
O plantio do trigo atinge 94% da área no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater/RS, na semana passada eram 85%. Em igual momento do ano passado, eram 96%. A média das últimas cinco temporadas é de 96%.
Argentina
O plantio de trigo atinge 98,5% na Argentina. Na semana passada, o percentual era de 95%. Segundo a Bolsa de Buenos Aires, a projeção de área foi é estimada em 6,3 milhões de hectares. No ano passado, foram plantados 5,9 milhões de hectares. Em número absolutos, já foram semeados 6,124 milhões de hectares.
Já segundo levantamento semanal divulgado hoje pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia, indicou que o plantio de trigo da safra 2024/25 atingiu 97% da área total prevista de 6,309 milhões de hectares. Na semana anterior a semeadura estava em 92%. No mesmo período da safra anterior, o plantio atingia 96% dos 5,916 milhões de hectares cultivados na temporada 2023/24.
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA