São Paulo, 16 de dezembro de 2025 – A agência de classificação de risco S&P Global Ratings rebaixou o rating corporativo da Raízen de BBB para BBB-, devido ao atraso nas perspectivas de desalavancagem, mantendo a perspectiva negativa.
A S&P Global Ratings também rebaixou as classificações de emissão para as notas seniores não garantidas emitidas pela Raízen Fuels Finance de ‘BBB’ para ‘BBB-‘.
O relatório informa que a distribuidora de combustíveis e processadora de cana-de-açúcar com sede no Brasil, continua a ter dificuldades para reduzir sua alavancagem, em meio a uma dívida nominal considerável e à queima de caixa. “A relação dívida sobre o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia atingiu 5,6x nos 12 meses encerrados em 30 de setembro de 2025, e esperamos que fique entre 4,5x e 5,0x até o final dos exercícios fiscais de 2026 e 2027, na ausência de entradas significativas de caixa não recorrentes”, comentou a agência.
A S&P afirma que, embora a administração e os acionistas da Raízen continuem a expressar seu objetivo de reduzir a dívida por meio da venda de ativos e de uma capitalização, o atraso na inclusão de transações maiores manterá a alavancagem pressionada por mais tempo do que o inicialmente previsto. Além disso, o momento, os valores e o efeito sobre o ebitda e o fluxo de caixa de tais transações ainda não estão claros.
A perspectiva negativa continua a refletir a possibilidade de outro rebaixamento nos próximos seis meses, caso novos atrasos na injeção de capital e outras vendas de ativos relevantes impeçam a Raízen de reduzir sua alavancagem para perto de 3,0x no ano fiscal de 2027 e abaixo desse patamar nos anos seguintes.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

