Porto Alegre, 8 de novembro de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, áreas de satélite mostram muitas instabilidades sobre a faixa central do Brasil, que poderão avançar no dia 12, para áreas do Matopiba, provocando chuvas na Bahia, Piauí e Maranhão.
Conforme a meteorologista Ludmila Camparotto, esse sistema que está sobre a faixa central do Brasil provocou chuvas muito irregulares em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até de Mato Grosso do Sul. Em São Paulo segue chovendo bastante desde o dia 6, com volumes mais expressivos em algumas regiões e em outras não, assim como em toda a faixa central do país.
Ludmila comenta que, entre hoje e amanhã, as chuvas ainda seguirão concentradas sobre a faixa central do Brasil, com volumes expressivos previstos para São Paulo e Minas Gerais.
No final de semana, as chuvas devem se intensificar em áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Pará, Rondônia e Acre. No dia 12, como mencionado, essa frente fria chega até o Matopiba, provocando chuvas.
Entre os dias 11 e 12, um novo sistema avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas. Ludmila explica que essa frente fria se afastará para o Atlântico no dia 13, mas formará um novo corredor de umidade que levará chuvas para a faixa central do Brasil.
No dia 14, há chuvas novamente previstas para São Paulo e Minas Gerais, o que exige a atenção dos produtores que estão realizando plantios.
Já no dia 17, Ludmila acrescenta uma nova frente fria deve atingir o Rio Grande do Sul, avançando e levando chuvas também aos demais estados da Região Sul, assim como ao Paraguai, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA