Porto Alegre, 26 de agosto de 2022 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, o tempo nesta sexta-feira será aberto em quase todo o Brasil. No Rio Grande do Sul há possibilidade de chuvas no extremo sul, na fronteira com Uruguai. No Nordeste, as chuvas seguem atingindo as áreas litorâneas da região.
O sábado deve ter o tempo aberto no Sul do Brasil, mas no final do dia uma frente fria avança e deve trazer chuvas para grande parte das principais áreas produtoras. Apesar disso, as chuvas de domingo serão fracas, extremamente pontuais e sem grandes volumes. O sistema atingirá também algumas partes de Santa Catarina.
Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, após a frente fria, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas na região, principalmente áreas serranas. A semana pode iniciar com grande risco de geadas nas lavouras.
No Sudeste, o tempo deve permanecer aberto hoje e ao longo do fim de semana. Entre segunda e terça, porém, a frente fria que avançava pelo Sul do país chega na região e deve trazer leves pancadas de chuvas ao leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A frente fria avança pelo atlântico e atinge apenas as áreas litorâneas, então dificilmente Minas Gerais e Interior de São Paulo serão impactados pelo avanço do sistema. A semana deve registrar temperaturas mais baixas, apesar da massa de ar polar não ter força para causar danos significativos na região.
O Centro-Oeste deverá ter clima aberto até final de agosto. Na virada do mês, contudo, algumas áreas devem registrar chuvas pontuais e de baixa intensidade, mas não deve trazer maiores preocupações para o desenvolvimento das culturas nas lavouras. A tendência, portanto, seguirá de clima aberto e seco. Os modelos sinalizam que na segunda quinzena de setembro as chuvas começarão a dar as caras na região, podendo indicar um início para plantio da nova safra de soja. Apesar disso, chuvas com volume e regularidade consistentes devem se apresentar somente na segunda quinzena de outubro.
Algumas áreas de instabilidade devem levar chuvas na região Norte, atingindo Roraima, Amapá e norte de Amazonas e Pará. As chuvas devem se manter durante toda a semana que vem. O restante do mês deverá ser marcado pela volta das chuvas regulares na região. Tempo bastante instável está previsto para as principais regiões produtoras do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e deve atingir até mesmo o extremo norte do Mato Grosso. As temperaturas, apesar disso, continuarão elevadas, mas limitadas por conta das precipitações na região.
As chuvas previstas para a faixa litorânea do Nordeste devem favorecer o cultivo de cana-de-açúcar e milho na região. No Matopiba, não há previsão de chuvas para os próximos dez dias, comum para essa parte do ano. As chuvas só devem retornar na região com regularidade na segunda quinzena de outubro.
No Paraguai, a frente fria que avança pelo Sul do Brasil também pode deixar tempo instável no sul do país. Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, após a passagem da frente fria, a massa de ar polar que atinge o Brasil também chega no país e deve trazer o decaimento das temperaturas. Apesar disso, não deve trazer tanto impacto para o desenvolvimento das lavouras.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA