Sentindo mercado mais ofertado, pluma brasileira volta a cair

463

     Porto Alegre, 20 de abril de 2023 – O algodão brasileiro voltou a cair nesta semana, sentindo o mercado mais ofertado internamente, apesar do período de entressafra. A indústria doméstica continua alongando seu estoque, enquanto a demanda externa trabalha com cautela. O produtor tenta melhorar sua competitividade lá fora e isso acaba pressionando as cotações, informou a SAFRAS Consultoria.

     O prêmio pago pela pluma vem caindo. Na quarta-feira (19), a indicação do prêmio chegou a +0,99 centavos por libra-peso contra ICE US. Há uma semana, o prêmio do algodão era +8,11 centavos, há um mês era +13,39 centavos, e há um ano estava +21,10 centavos por libra-peso.

     O algodão posto indústria em São Paulo ficou na casa de R$ 4,40/libra-peso, caindo 3,30% em comparação a semana passada e 8,33% ao mês anterior.

Exportações

     Segundo a Secex, em março/23, Mato Grosso exportou 54,57 mil toneladas de pluma. Desse modo, o total escoado é superior ao observado em fevereiro/23, no entanto, é 63,81% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.

     Cabe ressaltar que esse recuo dos embarques no comparativo anual é reflexo das incertezas quanto à economia mundial, em conjunto com o terremoto que atingiu a Turquia (grande consumidora global da fibra), o que diminuiu a demanda pela pluma, por não ser considerada um bem essencial.

     Para se ter uma ideia, quando analisado o montante da safra exportado até o momento (agosto/22 a março/23), o volume é 20,72% inferior ao registrado no mesmo período do ciclo 20/21, totalizando 783,52 mil t da fibra. Vale destacar que esse cenário foi puxado, principalmente, pelo recuo de 31,06%, 29,25% e 17,20% nas importações do Vietnã, Turquia e China, respectivamente.

     Por fim, se a demanda pela fibra não aquecer nos próximos meses, o volume total exportado da safra 21/22 pode ser menor que o do ciclo 20/21. As informações constam no Boletim Semanal do Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA