Porto Alegre, 16 de janeiro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, após as chuvas irregulares e localizadas registradas no Rio Grande do Sul, extremo sul do Paraguai e Argentina nos últimos dias, o tempo deve abrir novamente ao longo da semana. “A exemplo do que ocorreu no último final de semana, há possibilidade de retorno das chuvas no Rio Grande do Sul entre quinta-feira e sexta-feira, mas ainda de forma bastante irregular, podendo atingir também áreas da Argentina e do Paraguai”, explica o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
As chuvas deverão seguir localizadas na faixa central do Brasil ao longo da semana, com os corredores de umidade vindos da Amazônia, mas deverão ocorrer mais em forma de pancadas. “Partes de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais poderão ter maiores volumes de chuvas. Já no Nordeste o volume de precipitações na semana deve seguir bem limitado”, alerta.
Santos disse que o fenômeno La Niña segue atuando e dificultando a formação de chuvas no Rio Grande do Sul, uma vez que as temperaturas tanto do Pacífico quanto do Atlântico seguem mais baixas. “A tendência é de que as chuvas possam vir a se normalizar no Rio Grande do Sul mais na virada do mês, com volumes mais expressivos de precipitações ao longo de fevereiro”, sinaliza.
Paraguai
No Paraguai, a frente fria que avançou pelo país no final de semana levou chuvas irregulares a algumas áreas, embora em algumas não houve precipitações. “Com exceção da fronteira Paraguai com Mato Grosso, onde pode haver pancadas de chuvas, nas demais regiões o tempo deve seguir aberto até o final de semana, quando uma nova frente fria deve trazer chuvas sobre principais áreas produtores, mas ainda de forma irregular e localizada”, disse.
Da segunda quinzena de janeiro em diante as frentes frias deverão seguir passando pelo Paraguai a cada 10 dias e levando chuvas, sem que haja grandes períodos de estiagem sobre o país.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA