Semana será marcada pelo tempo aberto em praticamente todo o Brasil – Rural Clima

145
Clima

Porto Alegre, 10 de junho de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana será marcada pelo tempo aberto em praticamente todo o Brasil, com exceção da fronteira leste do Rio Grande do Sul, que pode ter eventuais pancadas de chuvas ao longo do dia. Há chance de chuvas durante o dia de hoje na faixa litorânea da Região Nordeste e na faixa norte da Região Norte.

Entre os dias 14 e 15, o ingresso de uma frente fria no Rio Grande do Sul deve favorecer a ocorrência de chuvas generalizadas. No sábado essas precipitações devem atingir também o Paraguai, partes da Argentina e todo o Sul de Santa Catarina.

Conforme o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, a terceira semana de junho deve ser marcada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, bem como em Santa Catarina, trazendo alguns alertas devido aos níveis de dos rios, reservatórios e dos mananciais, podendo atrapalhar a finalização da colheita da soja e o plantio de trigo. “A próxima semana também deve ser marcada pela continuidade das chuvas na faixa litorânea da Região Nordeste e na faixa norte da Região Norte”, afirma.

Santos afirma que o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul tem chance de receber chuvas irregulares no dia 23.

Marco destaca que está previsto o ingresso de uma massa de ar polar no dia 23, na retaguarda da frente fria, que deverá provocar queda nas temperaturas, com risco de mínimas negativas nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, bem como no Sul do Paraná. Ele acrescenta que é cedo para prever a ocorrência de geadas, mas, por enquanto, os mapas meteorológicos não indicam maiores riscos de frio nas áreas de cana-de-açúcar, café. laranja, milho. “Esse frio mais recorrente está previsto apenas para as regiões serranas”, acrescenta.

Estados Unidos

O agrometeorologista sinaliza que as previsões de chuvas para os Estados Unidos são muito boas nos próximos 15 dias, o que deve manter as condições de desenvolvimento das lavouras favoráveis.

De modo geral, Santos indica que as condições de clima nos Estados Unidos devem seguir boas nos próximos meses, com chuvas dentro ou até acima da média em julho.

Para agosto as condições de chuvas podem ficar um pouco abaixo do normal, mas com volumes ainda suficientes para manter as lavouras em boas condições no país. Ele alerta, porém, que as temperaturas devem ser mais elevadas, o que pode trazer algum tipo de especulação ao mercado no que tange aos preços na Bolsa de Chicago.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA