Semana será marcada pelo retorno das chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – Rural Clima

661

Porto Alegre, 23 de outubro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana deverá ser marcada pelo retorno das chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nessa segunda-feira, a passagem de uma frente fria pelo norte da Argentina, extremo sul do Paraguai e parte do Uruguai, que atingirá o sudoeste do Rio Grande do Sul, favorecerá a ocorrência de chuvas. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, em quase todo o Brasil o tempo estará aberto hoje e com temperaturas elevadas, exceto no Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, onde corredores de umidade podem favorecer a ocorrência de chuvas.

Amanhã (24), a frente fria que está no Rio Grande do Sul avança por todo o estado, impossibilitando a realização de tratos culturais, atingindo também o sul do Paraguai, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Santos destaca que essa frente fria começará a avançar sobre a costa da região Sul e Sudeste e se afastará para o oceano, mas deixará um corredor de umidade que levará chuvas generalizadas a toda a faixa central do Brasil.

Santos informa que a semana será marcada pelo retorno das chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao longo da semana, pode chover no Tocantins e no oeste da Bahia, muito embora no leste do Pará e no extremo norte do Tocantins, Maranhão e Piauí, assim como no interior do nordeste, haverá poucas chuvas.

No dia 27, há previsão de novas chuvas sobre a faixa central do Brasil, enquanto que no sábado (28), uma nova frente fria entrará no Rio Grande do Sul e trará chuvas de bom volume até domingo, se estendendo a Santa Catarina, Paraná, a parte do Sudeste e ao Mato Grosso.

Na próxima semana, entre o final de outubro e o começo de novembro, haverá chuvas mais generalizadas no Brasil, que chegam com um mês de atraso. Também deve voltar a chover bem na próxima semana em todo o Matopiba.

Santos ressalta que no Rio Grande do Sul deve haver um maior espaçamento entre as chuvas ao longo de novembro, o que pode dar melhor oportunidade para a realização de tratos culturais nas lavouras.

O agrometeorologista destaca que, nos períodos em que não houver chuvas, as temperaturas seguirão extremamente elevada em boa parte do Brasil, trazendo preocupação para o desenvolvimento das lavouras.

Paraguai

No Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto disse que pode chover entre hoje e amanhã em áreas do sul e da região central do país. Há chance também de chuvas na região norte do Paraguai, com esse sistema avançando em direção ao Mato Grosso do Sul. De modo geral, a semana será marcada pelo tempo instável no país. No Chaco, Ludmila afirma que até pode haver alguma chuva, mas de forma irregular.

Entre a sexta-feira (27) e o sábado (28), uma nova frente fria chega ao Paraguai e provoca novas chuvas em boa parte das regiões produtoras. A meteorologista destaca que o mês de novembro deve ser marcado por chuvas mais regulares em todo o Paraguai, embora com a manutenção de temperaturas elevadas, especialmente nos períodos em que não houver precipitações.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA