Semana inicia com tempo mais aberto sobre Paraguai, Uruguai e partes da Argentina e do RS – Rural Clima

680

Porto Alegre, 13 de março de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático do Rural Clima, a semana inicia com um tempo mais aberto sobre o Paraguai, Uruguai, Rio Grande do Sul e parte da Argentina. No Centro-Norte do Brasil, as áreas de instabilidade prosseguem e há chance de chuvas expressivas na faixa entre Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e na região norte de Goiás. No restante do país, há risco apenas com pancadas de chuvas no final de tarde.

De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, amanhã (14), áreas de instabilidade ganham força sobre o Norte do Brasil, trazendo chuvas, até mesmo com períodos de invernada, sobre o Pará, Piauí, Maranhão, Tocantins e norte da Bahia. “Na região mais para o Centro-Sul do Brasil há risco de chuvas em forma de pancadas”, alerta.

No dia 15, uma frente fria avança sobre oeste do Rio Grande do Sul, parte da Argentina e do Paraguai, podendo trazer chuvas, que devem se estender nos dias 16 e 17. “No dia 18, a frente fria deve avançar e deixar o tempo mais fechado no Rio Grande do Sul”, sinaliza.

Um destaque na semana fica com São Paulo, que pode ter chuvas mais irregulares, o que será importante para avanço da colheita e realização de tratos culturais nas lavouras.

Na semana próxima semana, deve haver chuvas melhores no Sul do Brasil e menos intensas no Norte do pais. “Para a segunda quinzena de março e, em abril, a tendência é de continuidade das chuvas em áreas produtoras de milho safrinha. Para maio tendência de chuvas mais regulares no Sul do Brasil, com o fim do fenômeno La Niña”, prospecta Santos.

Paraguai deve voltar a ter chuvas a partir de amanhã

O Paraguai deve registrar tempo aberto nesta segunda-feira, mas, a partir de amanhã, áreas de instabilidade devem ganhar força e provocar chuvas pelo país, que podem se estender até quinta-feira (15). “No dia 18, um novo sistema deve chegar ao Paraguai, o que deve deixar o tempo instável, provocando chuvas. Semana mais úmida deve atrapalhar um pouco os trabalhos de colheita no Paraguai”, detalha a meteorologista Ludmila Bardin..

A segunda quinzena de março deve ser marcada por chuvas mais regulares, assim como durante o mês de abril, o que pode seguir atrapalhando um pouco as atividades de colheita e de plantio. 

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA