Porto Alegre, 27 de março de 2023 – A semana inicia com tempo aberto e sem previsão de chuvas em boa parte da Região Sul do Brasil, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, um ciclone que está atuando no Atlântico Sul deve fazer com que haja chuvas ao longo da semana no litoral do Paraná e de São Paulo, o que pode atrapalhar as operações no porto de Santos.
Entre a quarta-feira e a quinta-feira, uma nova frente fria deve avançar sobre o Rio Grande do Sul, trazendo chuvas a esse estado, bem como para Santa Catarina, Paraná, norte da Argentina, Paraguai e Bolívia. “Essa frente fria deve avançar e deixar o tempo ainda instável sobre a faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. Em Rondônia e Mato Grosso as chuvas devem prosseguir, mas de forma mais irregular. Já o interior do Nordeste e a Região Norte, devem seguir com boas precipitações ao longo da semana”, alerta.
Santos informa que, na primeira quinzena de abril, as chuvas ainda serão recorrentes em grande parte das áreas produtoras do Brasil, embora ocorrendo de forma mais espaçada.
Paraguai
Segundo a meteorologista Ludmila Bardin, o início da semana será marcado por um tempo mais aberto e com temperaturas em gradativa elevação no Paraguai. “Não se descartam pancadas, mas apenas na região de fronteira com o oeste do Paraná e o extremo sul de Mato Grosso do Sul”, detalha.
Nas demais áreas do Paraguai, apenas entre quinta-feira e sexta-feira uma nova frente fria pode provocar chuvas junto à fronteira com o norte da Argentina. Essa instabilidade deve prosseguir no fim de semana na parte sul e central do Paraguai, mas com chuvas irregulares.
Ludmila acrescenta que, no começo de abril, haverá chuvas mais abrangentes no Paraguai, favorecendo lavouras de segunda safra.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA