Porto Alegre, 3 de outubro de 2022 – De acordo com informações da alerta agroclimático da Rural Clima, as regiões Sul e Sudeste deverão ter uma semana marcada por um tempo mais firme. Acompanhe abaixo as previsões climáticas previstas para os próximos dias nas diferentes regiões produtoras do Brasil.
Região Sul
De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, o tempo deve ficar mais aberto na Região Sul, o que deve melhorar a situação do plantio de soja e a colheita do trigo no Paraná e Mato Grosso do Sul. Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a falta de chuva traz um pouco de preocupação, tanto para o desenvolvimento do trigo quanto para o plantio de milho e de arroz. “Até o fim da semana, porém, o tempo deve mudar. Entre quinta-feira e sexta-feira uma nova frente fria ingressa no Brasil e trará chuvas de novo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e Paraguai”, sinaliza.
Região Sudeste
Marco destaca que na Região Sudeste a semana começa com tempo mais aberto, com risco de eventuais pancadas de chuvas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A ausência de chuva será favorável para o plantio de soja e a realização de tratos culturais nas lavouras de café e cana-de-açúcar. “No final de semana o tempo deve mudar, com o retorno das chuvas ao Sudeste, especialmente em Minas Gerais, trazendo boas condições ao plantio de grãos e ao desenvolvimento das lavouras”, afirma.
Região Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste a semana inicia marcada por pancadas de chuvas diárias e localizadas. “Apenas no final da semana se esperam chuvas mais regularizadas, com uma consolidação das precipitações na semana do dia 10. O plantio de soja segue avançando, com ritmo mais acelerado do que no mesmo período do ano passado”, avalia Marco.
Região Norte
Na Região Norte, a tendência é de chuvas irregulares nos próximos dias, muito embora, mais próximo ao final de semana, a expectativa é de que elas possam ganhar intensidade, favorecendo o início do plantio da safra 2022/23.
Região Nordeste
De acordo com a Rural Clima, na Região Nordeste há indicativo de chuvas nas próximas duas semanas apenas na região litorânea. “Chuvas no interior da Bahia, Agreste e Semi-Árido devem ocorrer apenas mais para o final de outubro, o que é algo normal para região. A primavera deve ter chuvas regulares, favorecendo o milho e a cana-de-açúcar no litoral nordestino”, sinaliza Marco.
Matopiba
Na região do Matopiba, o agrometerologista da Rural Clima informa que deve haver chuvas pontuais nessa semana e na próxima, mas de forma irregular. “A tendência é de que chuvas no oeste da Bahia, Tocantins, sul do Piauí e sul do Maranhão ocorram apenas na segunda quinzena de outubro”, disse. Ele alerta ainda que para o produtor é melhor esperar uma melhor regularidade das chuvas para iniciar o plantio da safra nova de grãos.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA