Semana deve ter boas chuvas em parte da Região Sul – Rural Clima

219

     Porto Alegre, 7 de março de 2022 – O grande destaque em termos de clima ao longo desta semana será a ocorrência de chuvas mais regulares em boa parte da Região Sul, segundo informações do alerta agromeorológico divulgado hoje pela Rural Clima.

     Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, uma frente fria está avançando sobre o Rio Grande do Sul e deve levar chuvas para grande parte das regiões produtoras, trazendo umidade favorável ao desenvolvimento das lavouras de soja cultivadas em janeiro e fevereiro, que ainda podem ter boa produtividade. A chuva deve atingir Santa Catarina e o Paraná, bem como o Sul do Mato Grosso do Sul e o Paraguai nesta semana, favorecendo a safrinha”, comenta.

     No Sudeste, as chuvas devem prosseguir na semana em forma de pancadas. “Mais para o final de semana, entre sexta-feira e sábado, com o avanço da frente fria presente no Sul do Brasil, pode haver chuvas volumosas para os estados da região”, destaca Santos.

     No Centro-Oeste as chuvas devem ocorrer durante a semana, especialmente nos estados de Rondônia e Mato Grosso, o que será bom para o desenvolvimento das lavouras de milho safrinha e algodão, mas ruim para os produtores que estão na colheita da soja e que ainda não conseguiram terminar o plantio da segunda safra do cereal. “Para Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, chuvas mais generalizadas devem ocorrer somente entre os dias 12 e 14 de março. A terceira semana de março deve ser mais úmida do que esta”, afirma.

     No Matopiba e Pará, o tempo tende a ser marcado por chuvas volumosas nesta semana e na seguinte, complicando a realização de tratos culturais e o processo pleno da colheita da soja. “Toda a segunda quinzena de março deve ser mais úmida para o Tocantins, Pará, Maranhão e Oeste da Bahia”, ressalta.

     Para o Paraguai, a agrometeorologista Ludmila Camparotto, destaca que estão previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana primeira parte da semana. Chuvas mais generalizadas devem ocorrer mais para o final da semana. Já na próxima semana o tempo deve ficar mais aberto no Paraguai”, pontua.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA