São Martinho teve trimestre sólido, resultado de estratégias assertivas – XP

547
são martinho

Porto Alegre, 28 de maio de 2024 – A sucroalcooleira São Martinho entregará aos acionistas e ao mercado resultados “sólidos” em relação ao quarto trimestre da safra 2023/24 (4T24 – de janeiro a março ).

Segundo avaliação da equipe de análise da corretora XP, a estratégia da São Martinho de adiar as vendas de etanol (quase 50% das vendas foram realizadas no 4T) foram assertivas devido aos melhores preços na entressafra, enquanto a SMTO também se beneficiou dos fortes preços do açúcar, dada a estratégia de hedge. A XP projeta preços médios em R$ 2.521 por tonelada.

Embora os resultados do quarto trimestre devam ser fortes, “achamos que isso já era esperado e o foco do mercado deverá permanecer no guidance anual da Companhia, que é tomado pelo mercado como um bom indicativo para a safra brasileira como um todo”.

Panorama para açúcar e etanol é desencorajador

As safras de açúcar asiáticas, notadamente a Índia e a Tailândia, produziram mais do que o esperado, o que ajudou a pressionar para baixo os preços do açúcar, enquanto o mercado não desconsidera exportações potenciais da Índia após as eleições locais.

Além disso, as agências do setor divulgaram recentemente suas expectativas em relação à safra brasileira, que ficou acima das estimativas do mercado, também impactando os preços.

O histórico da São Martinho e a conferência de resultados do quarto trimestre da companhia fornecerão insights sólidos para a safra brasileira, geralmente sendo catalisadores para os preços do açúcar.

“Quando se fala de etanol, por outro lado, acreditamos que os fundamentos apontam para uma tendência descendente nos preços de curto prazo, uma vez que a demanda permanece fraca quando comparado ao nível de estoques, enquanto o início da temporada de moagem de cana-de-açúcar é mais voltada para etanol”, completaram os analistas da XP.

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA