A colheita da soja atingiu mais de 98% da área semeada e deve ser concluída ainda nesta semana na região de Santa Maria, centro do Rio Grande do Sul. Segundo o assistente técnico da regional da Emater/RS, Luis Fernando Rodrigues, em entrevista exclusiva à Safras News, as perdas na produtividade foram confirmadas em 50%.
“A estiagem entre dezembro e fevereiro foi o principal fator, agravada por picos de temperaturas extremas no início do ano, que afetaram a cultura a partir da floração”, relatou.
Rodrigues apontou que a qualidade dos grãos também foi prejudicada, com maturação irregular e desequilíbrio nas plantas. “Foi uma safra de padrão significativamente inferior”, afirmou.
A área plantada totalizou 1,056 milhão de hectares, uma redução de 0,6% em comparação à estimativa inicial de 1,063 milhão de hectares. A produtividade média foi de 1.586 quilos por hectare, contra os 3.110 quilos por hectare estimados inicialmente. A produção total foi estimada em 1,681 milhão de toneladas.
Na comercialização, a semana foi marcada por nova queda nos preços. O valor médio pago pela saca de 60 kg recuou R$ 0,50, fechando em R$ 118,82.
Milho
Assim como na soja, a cultura do milho também foi impactada pela estiagem registrada entre dezembro e fevereiro, agravada por picos de calor intenso no início do ano. A colheita já ultrapassa 85% da área cultivada na região de Santa Maria, com perdas médias de produtividade estimadas em 40%.
Segundo Luis Fernando Rodrigues, a semeadura mais distribuída ao longo do tempo ajudou a reduzir um pouco os prejuízos, mas os efeitos climáticos ainda comprometeram a safra.
A área efetivamente plantada foi de 41,135 mil hectares – 11,2% abaixo da estimativa inicial de 46,357 mil hectares. A produtividade média esperada era de 5.772 quilos por hectare.
Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMAw