Porto Alegre, 7 de maio de 2025 – As lavouras de milho safrinha cultivadas na área de atuação da Cooperativa Comigo, de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, seguem com boas condições de desenvolvimento, na fase de enchimento de grãos.
Fonte do departamento técnico da Comigo sinaliza que as condições de clima seguem favoráveis, embora a expectativa seja de que as chuvas cessem a partir de agora na região. As madrugadas já têm sido mais frias, com mínimas ao redor de 16 graus.
A fonte sinaliza que os produtores seguem realizando o manejo das lavouras, aplicando fungicidas para o controle do ataque de pulgão e para o controle da mancha-de-bipolaris, com a situação sob controle, sem maiores riscos para o cereal.
Até o momento, a expectativa é que a produtividade média do milho safrinha na área de atuação da Cooperativa Comigo, abrangendo 1,5 milhão de hectares, possa atingir os 7.800 quilos por hectare. “Em Rio Verde, a média esperada pode ser ainda maior”, sinaliza a fonte.
De acordo com o mais recente levantamento de Safras & Mercado, a safrinha de milho de Goiás em 2025 é estimada em 15,12 milhões de toneladas, abaixo das 15,227 milhões de toneladas colhidas na temporada 2024. A área cultivada deve crescer 1,7% e ocupar 2,392 milhões de hectares, contra os 2,353 milhões de hectares registrados na safra passada. O rendimento médio das lavouras é estimado em 6.320 quilos por hectare, inferior aos 6.471 quilos obtidos na safrinha do ano passado.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA