Porto Alegre, 30 de janeiro de 2023 – Com o plantio já ultrapassando a metade do estimado, SAFRAS & Mercado ajustou o seu número de área e produção de algodão no Brasil. A área projetada para temporada 2022/23 é de 1,65 milhão de hectares, o que significa um crescimento de apenas 0,6% em relação a temporada anterior. O estado do Mato Grosso responde por 71% do total. Já a Bahia, participa com 19%. Os dois estados juntos representam 90% da área semeada com algodão no Brasil.
A produção de algodão em pluma é estimada em 2,92 milhões de toneladas na temporada 2022/23, o que corresponde a um incremento de 12% em relação ao ano anterior. O Mato Grosso segue como principal origem nacional, respondendo por 70% da produção brasileira de algodão. Já a Bahia por 21% da produção nacional.
O crescimento de 12% na produção brasileira de algodão em 2022/23 deve dar sustentação ao avanço de 4% nas exportações, projetadas em 1,97 milhão de toneladas. O fluxo externo é o principal destino do algodão brasileiro, respondendo por 74% do total da demanda em pluma. Já o consumo doméstico deve recuar mais de 1%, somando apenas 710 mil toneladas.
“O cenário de baixo crescimento da economia brasileira e queda de renda justifica a expectativa bastante fraca para o consumo interno de algodão. Nesse sentido, a temporada 2022/23 deve ser de mais folga na oferta, o que permite o crescimento dos estoques projetados ao final do ciclo comercial em 1,67 milhão de toneladas, alta de 17% na comparação com temporada anterior”, conclui o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA