SAFRAS & Mercado: 45 anos de contribuição ao agronegócio. A palavra do fundador

2615

     Porto Alegre, 23 de junho de 2021 – SAFRAS & Mercado nasceu em 1976 por conta de uma carência de informações, sobretudo estatísticas, sobre um fenômeno então muito recente que vinha acontecendo no agro do Rio Grande do Sul: a explosão do interesse pelo plantio de soja.

       Como jornalista, repórter no jornal Zero Hora de Porto Alegre, eu já vinha acompanhando com atenção esse interesse, iniciado a partir da explosão dos preços da soja em 1973 quando os Estados Unidos, então os únicos grandes produtores e exportadores e que já vinham adotando posições protecionistas por razões geopolíticas em seu confronto com a União Soviética no auge da Guerra Fria, suspenderam suas exportações de soja por conta de problemas climáticos que vinham afetando sua safra de grãos.

    Os produtores do Rio Grande do Sul, então o único e incipiente produtor importante de soja no Brasil, passaram a investir pesadamente no aumento dos seus plantios para aproveitar os bons preços do grão no mercado internacional.

      Desde então, como não encontrava dados estatísticos oficiais sobre plantio e produção para a confecção de minhas matérias jornalísticas para o jornal, passei eu mesmo a coletar dados obtidos diretamente de fontes próprias, entre as quais as cooperativas agrícolas gaúchas. Juntei a isso dados sobre preços e exportações junto a minhas fontes nas corretoras gaúchas que vinham atuando nesse mercado e com isto acabei montando meu próprio banco de dados sobre soja, desde logo o mais completo do país sobre o setor.

     O resultado foi juntar tudo isso numa publicação, uma Newsletter, que denominei de SAFRAS & Mercado, lançada a partir de junho de 1976, primeiro veículo privado de informações sobre produção, mercado e acompanhamento de preços sobre a então emergente nova realidade do agro brasileiro, a soja.

      E com uma inovação, inédita para a época: ousei fazer também previsões para safras futuras, com base em pesquisas próprias sobre intenções de plantio dos produtores.

Foi o pulo de gato.  O resto é história.  Uma bela história.

     SAFRAS está completando 45 anos. E a soja nesse período se transformou no que é hoje nada menos que o principal produto do vitorioso agronegócio brasileiro e que tornou o Brasil o maior produtor e exportador mundial.

      Silmar César Müller, jornalista, empreendedor, fundador e primeiro diretor-presidente de SAFRAS & Mercado

Copyright 2021 – Grupo CMA