Rural Clima prevê retorno das chuvas ao sul do Brasil

519

Porto Alegre, 24 de fevereiro de 2023 – Uma frente fria avança pelo sul do Mato Grosso do Sul e já há registro de chuvas em grande parte do estado. Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, há, ainda algumas áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul.

A previsão é de que, ao longo desta sexta-feira, essas áreas ganhem força sobre a região central do Brasil e chuvas devem ocorrer no Sudeste, Centro-Oeste e Sul. “A tendência é de que ao longo do final de semana e no início da próxima semana, as pancadas de chuvas ocorram de forma generalizada; a exceção é a região que envolve o oeste da Bahia, o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo”, a Argentina também não vem registrando chuvas, o que agrava o problema por lá.

Conforme Santos, as precipitações continuam quase diariamente sobre grande parte da faixa central do país, o que atrasa a colheita da soja e o plantio da safrinha de milho.

Para março, a meteorologia indica muitas precipitações, sendo mais irregulares no sul do país. Em abril, volta a chover, mas grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Matopiba podem ter períodos de estiagem. “Pode ser que as chuvas ocorram apenas na primeira quinzena do mês, o que é motivo de atenção para quem está plantando milho agora”, disse. Em maio, também há previsão de chuvas. De junho a agosto, o Rio Grande do Sul deve ter chuvas muito boas. “Será um inverno mais úmido no Brasil”, pontuou.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA