Porto Alegre, 22 de junho de 2026 – A Rumo entregou no último sábado (20) a primeira fase da Ferrovia de Mato Grosso (FMT), considerada a primeira ferrovia do Brasil implantada pelo modelo de autorização estadual e atualmente a maior obra ferroviária em execução no país. A cerimônia marcou o início do comissionamento operacional dos primeiros 162 quilômetros da ferrovia e do novo terminal rodoferroviário da BR-070, em Dom Aquino (MT), ampliando a ligação entre Mato Grosso, principal estado produtor de grãos do Brasil, e o Porto de Santos.
A empresa investiu mais de R$ 5 bilhões nesta etapa inicial. O trecho conecta o Terminal de Rondonópolis ao terminal da BR-070, em Dom Aquino, que terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano. Segundo a Rumo, a estrutura aproxima os trilhos das regiões produtoras e amplia a capacidade de escoamento da produção agropecuária.
Inserida no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a Ferrovia de Mato Grosso, oficialmente denominada Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, é apontada pela empresa como um modelo pioneiro de expansão ferroviária baseado em autorização estadual e investimento privado.
Quando estiver concluída, a ferrovia terá mais de 700 quilômetros de extensão, passando por 16 municípios entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, além de contar com um ramal para Cuiabá. O objetivo é aproximar a infraestrutura ferroviária das principais regiões produtoras do estado e ampliar a capacidade logística do Centro-Oeste.
A primeira fase também contempla o terminal da BR-070, construído em uma área de 200 hectares. O complexo tem capacidade para descarregar até 35 caminhões por hora, carregar até 16 vagões por hora e armazenar até 42 mil toneladas de grãos. A estrutura ainda oferece estacionamento para até 250 caminhões e áreas de apoio aos motoristas.
As informações são da Rumo.
Luciana Abdur – luciana.abdur@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2026

