RS e SC devem ter registro de chuvas neste fim de semana – Rural Clima

435

Porto Alegre, 9 de fevereiro de 2024 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, a Argentina registra chuvas de forma integral pela manhã dessa sexta-feira (9). Portanto, há previsão de que, ao longo do dia, essas áreas de instabilidade ganhem força e tragam mais chuvas.

De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, não são chuvas generalizadas de forma consolidada, mas cobrem grande parte do território argentino. Além disso, Marco pontua que a faixa norte do Brasil também tem previsão de muitas chuvas.

Por também atingir a faixa central do país, Marco explica que “isso atrapalha um pouco o andamento da colheita da soja e, posteriormente, do milho. Porém, favorece o desenvolvimento das lavouras das duas culturas”.

Marco também destaca o problema de falta de chuvas em São Paulo, bem como a previsão de que volta a chover no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na sequência de sábado, domingo e segunda-feira. “Contudo, o Rio Grande do Sul deve seguir sem ter chuvas consolidadas, o que preocupa muito. As chuvas são consistentes, mas com volumes irregulares”, conclui.

Paraguai

As áreas de instabilidade também devem acompanhar, além da Argentina, o Paraguai. Segundo a meteorologista Ludmila Bardin, durante o final de semana há possibilidade de ter muita chuva na região. “Na região mais oriental do país, contudo, as precipitações deverão ser irregulares”, diz.

Ludmila explica que, por volta do dia 19 desse mês, um novo sistema avança pelo norte da Argentina e deve voltar a trazer instabilidade para o Paraguai. “Contudo, as chuvas também devem seguir irregulares em diversas regiões do país”, explica.

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA