Maringá, 23 de julho de 2025 – Em entrevista à Safras News, o diretor Presidente da Unifrango, Hugo Bongiorno, sinalizou que o ritmo das exportações de carne de frango tende a ser normalizado nos próximos meses, com a retomada das vendas para China e União Europeia. “Alguns mercados que antes haviam embargado o Brasil devido ao caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul já retomaram as compras. Então a situação já esteve bem pior do que está agora”, disse, durante o 11o Encontro Avícola e Empresarial Unifrango, em Maringá (PR).
Conforme Hugo, pelo fato de a influenza aviária estar atingindo vários mercados desde os anos 90, primeiramente na Ásia, depois na Europa e nos Estados Unidos, o Brasil conseguiu aprender muito e soube lidar com a doença, tendo registrado apenas um caso comercial. “Como estamos oficialmente declarados como livres de gripe aviária pela Organização Mundial de Sanidade Animal, os países importadores vão preferir comprar carne de frango do Brasil do que de outros mercados. É preciso lembrar que, diante do problema, alguns países foram obrigados a vacinar os planteis avícolas contra a doença”, afirma.
Hugo destacou ainda que o consumo de carne de frango tende a se manter elevado, ao redor de 45,5 quilos por habitante ano.
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA





