Risco de geadas amanhã diminui devido à nebulosidade – Rural Clima

178

     Porto Alegre, 18 de maio de 2022 – O amanhecer foi bastante gelado em todo o Brasil, mas sem a confirmação de geadas amplas, de acordo com informações do alerta agrometeorológico da Rural Clima. “As geadas amplas não se confirmaram. Houve a ocorrência do fenômeno em áreas de milho no Paraná e em regiões mais elevadas do sul de Minas Gerais, atingindo áreas de café”, comenta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

     No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina houve relatos de problemas por conta da passagem do ciclone, com ventos fortes. “Por conta da influência ainda do ciclone, o frio irá continuar amanhã no Brasil, mas como o tempo seguirá com bastante nebulosidade, o risco de geadas já diminui”, afirma.

     Para sexta-feira (20), com o deslocamento do ciclone para o Atlântico fica o alerta para o ingresso de uma nova massa de ar polar, que deve trazer muito frio em áreas produtoras do sul do Brasil e do Sudeste. “Com o tempo mais aberto, as baixas temperaturas podem favorecer novamente a ocorrência de geadas pontuais no final de semana”, sinaliza.

     Marco salienta que o tempo deve seguir aberto em grande parte do Brasil no começo da próxima semana, ainda sob a influência de temperaturas baixas. “Uma nova frente fria deve ingressar ao Brasil no dia 25, trazendo chuvas para a Região Sul, podendo levar precipitações pontuais também para áreas mais ao centro do Brasil”, conclui.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA